Geral

Do DNB à Contraf-CUT, 30 anos de construção da unidade nacional

Capa da Notícia

08 de junho 2015

No último sábado (6/06), a categoria bancária comemorou 30 anos de organização nacional, um processo longo de construção, que significou aumento da capacidade de negociação, resultou em muitos avanços para a categoria e culminou com criação da Contraf-CUT, em janeiro de 2006.

Foi no dia 6 de junho de 1985, às vésperas da primeira grande greve nacional dos bancários, diante da necessidade de articular a organização da categoria em todo o país, que representantes de sindicatos e oposições de 16 Estados fundam, em reunião no Rio de Janeiro, o Departamento Nacional dos Bancários da CUT (DNB/CUT). É eleita uma comissão provisória integrada por dirigentes dos sindicatos de São Paulo, Rio, Porto Alegre e Londrina.

O companheiro Antonio Paula dos Santos (Toninho) participou de todo esse processo de construção da representação nacional da nossa categoria.

“Várias datas importantes estão sendo celebradas este ano: os 30 anos de fundação do DNB (Departamento Nacional dos Bancários); os 30 anos da CUT Paraná; os 40 anos da criação do Sindicato dos Bancários de Cornélio Procópio; e os 20 anos de trabalho conjunto da regional Vida Bancária”, relembra Wanderley Crivellari, representante do Vida Bancária na Fetec-CUT/PR.