Geral

Santander anuncia fechamento de agência em Londrina

Capa da Notícia

11 de fevereiro 2014

O Santander iniciou o ano de 2014 com uma nova reestruturação interna, dessa vez centrada na redução de unidades no país. O Sindicato de Londrina recebeu informações de que uma de suas agências na cidade, a localizada na Avenida Higienópolis, nas proximidades da Rua Goiás, fecharia as portas, e procurou a Superintendência Regional do banco espanhol para obter respostas.

"Cobramos respostas a respeito do fechamento da agência e levantamos preocupação em relação ao destino dos funcionários. O superintendente confirmou o encerramento das atividades da unidade e sinalizou que os bancários e bancárias deverão ser realocados", relata Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina.

Essa medida deve atingir agências na base do Sindicato de Apucarana e também em Campo Mourão e em Umuarama, entre outras nos demais Estados do Brasil.

Clique aqui para ler sobre o fechamento de agência do Santander em Arapongas.

"Teremos uma reunião nos próximos dias com representantes do Santander para saber o que está ocorrendo e vamos exigir a manutenção dos empregos, visto que a falta de pessoal é um problema crônico que existe no banco há algum tempo", observa Wanderley.

Balanço

O Santander Brasil obteve lucro líquido de R$ 5,744 bilhões em 2013, o que representou uma queda de 9,7% em comparação ao valor apurado no ano anterior. Mesmo assim, sua participação no resultado mundial do grupo espanhol ficou em 23%.

De acordo com o balanço, no ano passado o banco espanhol eliminou 4.371 postos de trabalho no pais. Com isto, as despesas com pessoal apresentaram queda de 4,5%, chegando a R$ 14,3 bilhões, enquanto as receitas de prestação de serviços mais a renda das tarifas bancárias cresceram 10,3%. Desta forma, o Santander cobre as despesas de pessoal com essas receitas, tendo ainda um excedente de praticamente 70% (em 2012, esse excedente foi de 53,2%).

Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado - 2.495/PR