Geral

Hipertensão é a principal causa de mortes no mundo

Capa da Notícia

11 de junho 2014

Hipertensão ou pressão alta são termos que denominam a doença que surge da elevação dos níveis tensionais do sangue. Ela ocorre quando as artérias do corpo sofrem algum tipo de resistência, deixando de se contrair ou dilatar, o que pode gerar mais esforço do coração para bombear o sangue.

Silenciosa, a hipertensão é atualmente a principal causa de morte no mundo, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde). No Brasil, cerca de 20% da população tem pressão alta, sendo que 50% dos obesos sofrem com esse problema.

Veja quais são as principais causas da doença

- Fumo
- Bebidas alcoólicas
- Obesidade
- Grande consumo de sal
- Colesterol alto
- Falta de atividades físicas
- Diabetes


Como diagnosticar?

A pressão alta pode ser diagnosticada através de aparelhos manuais ou automáticos, que apontam qual é o nível da doença. Eles são classificados por estágios e se os valores estiverem em 14/9 indica que a pessoa é hipertensa e necessita de tratamento.

Se não for controlada, a hipertensão pode levar a complicações cardiovasculares, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e danos aos rins.

Apesar de não existir cura para esta doença, a utilização de medicamentos, a alimentação saudável, prática de exercícios físicos, redução do sal e diminuição do consumo de bebidas alcoólicas auxiliam no tratamento e afastam o risco de complicações mais sérias. Tudo isto é fundamental para ter uma vida saudável.

Acesse o site Saúde Bancária para obter mais informações sobre saúde.