Procon autua 31 agências bancárias

13 de março 2014
O Procon de Londrina divulgou na tarde desta quinta-feira (13) o balanço final da "Operação Bancos" que teve início no dia 17 de fevereiro e terminou na última terça-feira (11).
Durante o período, 31 agências bancárias foram autuadas pelo órgão de defesa do consumidor em 61 visitas realizadas pelos fiscais do Procon, que registraram 46 infrações. Entre os principais motivos de autuações estão a ausência de banheiros (19) e divisórias entre caixas e público (15). A demora no atendimento também gerou sete infrações.
O Banco Itaú lidera a lista de infratores com 23 autuações, seguido pelo Banco Bradesco, que teve 13 infrações registradas pelo Procon.
O relatório aponta que houve redução das autuações por falta de divisórias, que caíram de 33 para 15 em relação ao ano passado. A queda também ocorreu nas infrações por ausência de banheiro de 27 para 19 no comparativo com a operação de 2013.
"A maior constatação da referida fiscalização, foi a de que houve uma melhora significativa na qualidade de prestação de serviços bancários, considerando que o número de autuações na Operação Bancos 2013 foi de 42, e na presente fiscalização foi de apenas 31, ocorrendo diminuição na ordem de 26%", avalia o relatório do Procon.
Para Wanderley Crivellari, Presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina, a fiscalização do Procon demonstra que, mesmo com seus lucros bilionários, os bancos não se importam com as condições de trabalho e de atendimento.
"Basta os bancos contratarem mais funcionários que os problemas no atendimento irão terminar. A economia que os bancos querem fazer colocando a população em condições precárias é inaceitável", declara Wanderley.
Fonte: Bondenews
AC