Geral

O que causa o zumbido no ouvido?

Capa da Notícia

15 de novembro 2014

Conhecido pelos médicos especialistas como tinnitus, o zumbido no ouvido é sentido quando não existe fonte externa de sons. A intensidade destes pode ser de alta a baixa e podem se parecer com o da campainha, sopro, rugido, zunido, assobio, sussurro ou chiado.

Às vezes a pessoa que tem este problema tem a sensação de que está ouvindo o barulho do vento, água corrente ou até mesmo o som de uma concha do mar.

Sem ter uma causa definida, o tinnitus pode decorrer dos seguintes fatores:

- infecções do ouvido
- cera no ouvido ou outros corpos estranhos
- lesão causada por som muito alto
- Síndrome de Ménière (doença que afeta a parte interna do ouvido e envolve a perda de audição e causa tontura)

Como a estrutura do ouvido é muito sensível, o consumo excessivo de álcool, cafeína, antibióticos e outros medicamentos podem provocar estes zumbidos. Eles também podem ocorrer juntamente com a perda de audição e, em alguns casos, indicam quadros de hipertensão, alergia ou anemia.

Como é o tratamento?

Se você tem zumbido no ouvido, procure um médico para saber as causas deste problema. A princípio ele vai examinar se há cera na parte interna do seu ouvido e, em caso positivo, providenciar a retirada. É importante informar ao médico quais os medicamentos você está tomando para ele fazer o diagnóstico correto e definir qual é o tratamento mais adequado.
Este pode ser desde a administração de remédios, acupuntura ou até mesmo terapias. Existem aparelhos mascaradores do zumbido e próteses auditivas, sendo que estas últimas ajudam a reduzir o ruído no ouvido e aumentar os sons externos.

É aconselhável se afastar de ambientes que tenham ruído excessivo. Procure ouvir músicas em volume baixo, relaxe e ao dormir mantenha a cabeça em posição elevada. Tudo isto pode reduzir os sons do tinnitus.