FUNCIONÁRIOS DA BRADESCO FINANCIAMENTOS SERÃO BANCÁRIOS

16 de dezembro 2013
Os trabalhadores da Bradesco Financiamentos, atualmente enquadrados como comerciários, serão incorporados à categoria dos bancários. O anúncio foi dado na negociação com a COE no último dia 11 e atingirá cerca de 2.000 funcionários no território nacional, destes aproximadamente 100 estão no Paraná.
A proposta do banco veio em resposta à uma ação impetrada pelo Sindicato do Rio de Janeiro que questionava a vinculação daqueles trabalhadores aos comerciários. Ao serem reconhecidos como trabalhadores do sistema financeiro, eles passarão a receber os benefícios contidos na Convenção dos bancários, mas pelo fato de terem algumas particularidades de função, deverão ter acordo próprio, assim como aconteceu com o Telebanco.
Segundo Joseph Sonego, representante do Paraná na COE Bradesco, esse evento é de suma importância na luta pela incorporação dos trabalhadores que atuam no ramo financeiro mas estão vinculados em categorias que não tem nenhuma relação. “ Brigamos, por exemplo, para que os securitários e previdenciários, outrora funcionários dos banco, voltem a sê-lo, acabando com a precariedade de seus contatos de trabalho e de representatividade”.
Ocorrerão alterações envolvendo jornada, comissões e PLR. A proposta final dos termos do Acordo será apresentada e votada pelos trabalhadores em assembleia a ser convocada pelos Sindicatos em breve.
LM