Bancários do Paraná aprovam propostas para a Conferência Nacional

17 de junho 2014
Após a saudação do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, foi realizada na noite do último sábado (14/06), em Cornélio Procópio, a Plenária Final da 16ª Conferência Estadual dos Bancários do Paraná.
O evento, iniciado no dia 13 de junho, reuniu 284 delegados e delegadas das bases territoriais da Fetec-CUT/PR para discutir e deliberar sobre as propostas paranaenses que serão encaminhadas à 16ª Conferência Nacional dos Bancários, nos dias 25, 26 e 27 de julho, em São Paulo. Também foram eleitos os delegados que irão representar o Paraná no encontro nacional.
Grupos de Trabalho – A Plenária iniciou pelo GT 3 Remuneração, que apontou como propostas um reajuste equivalente a reposição da inflação mais 5% de ganho real, além de auxílios refeição e alimentação no valor de um salário mínimo (R$ 724,00), entre outras. Não havendo divergências, o relatório do grupo foi aprovado por ampla maioria.
Na sequência, o relatório do GT 1 Emprego, que debateu a garantia de emprego e a igualdade de oportunidades, entre outras propostas, também foi aprovado pela maioria dos delegados. A Plenária Final também referendou o relatório do GT 4 Condições de Trabalho, que debateu os temas relacionados a segurança bancária, saúde e condições de trabalho, e o relatório do GT 2 Reestruturação produtiva do Sistema Financeiro. Por fim, foram apresentadas e aprovadas as propostas do GT 5 Estratégia.
Por Renata Ortega – Sindicato de Curitiba