Conferência dia 24/05 em Londrina define propostas da Regional VIDA BANCÁRIA

20 de maio 2014
No dia 24 de maio vai ocorrer a Conferência Regional do VIDA BANCÁRIA, quando serão definidas as propostas da categoria nas bases dos Sindicatos de Londrina, Apucarana, Arapoti e Cornélio Procópio para a Campanha Nacional Unificada 2014. O tema deste ano é “Unidade na Luta, Igualdade no Trabalho”.
No evento, a ser realizado no Auditório Joaquim Borges Pinto, do Sindicato de Londrina, serão debatidas as prioridades de luta para, assim como as estratégias de mobilização para romper com a tradicional intransigência dos bancos.
“Na Campanha 2014 vamos enfatizar a luta pela manutenção dos empregos na categoria, visto que os números de demissões registrados nos últimos meses são preocupantes”, salienta Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina.
Ele lembra que nunca os bancos ganharam tanto, mas apesar disso continuam fazendo reestruturações com o objetivo de reduzir ainda mais seus custos com pessoal. No primeiro trimestre deste ano, os lucros do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander somaram R$ 10,5 bilhões, mas, no entanto, estas quatro instituições fecharam 2.690 postos de trabalho neste mesmo período.
“Ao mesmo tempo, a economia do país gerou cerca de 345 mil novos empregos, demonstrando, sem sombra de dúvidas, de que o setor financeiro age na contramão do desenvolvimento e só está preocupado mesmo com a multiplicação de seus ganhos”, critica Wanderley.
Apenas com serviços e taxas cobradas dos clientes, estes quatro bancos faturaram juntos R$ 19,5 bilhões. Estão incluídas aí tarifas com cartões, contas correntes e taxas de gestão de fundos de investimento.
O crescimento dessas receitas foi de 11,5%, em comparação com igual período de 2013. Este aumento é muito maior que a inflação, que foi de 6,28% de acordo com o IPCA, nos últimos 12 meses.
“Com esta arrecadação os bancos conseguem custear com muita sobra os gastos com a folha de pagamento, mas ao invés de melhorar o atendimento e as condições de trabalho preferem enxugar ainda mais o quadro de pessoal, prejudicando ainda mais a categoria e os clientes”, finaliza o presidente do Sindicato de Londrina.
As propostas definidas no dia 24 em Londrina serão encaminhadas à 16º Conferência Estadual dos Bancários, a ser realizada nos dias 13, 14 e 15 de junho, em Cornélio Procópio.
Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado – 2.495/PR