Geral

Diabetes é uma das principais causas de morte no mundo

Capa da Notícia

21 de novembro 2013

O Diabetes é uma doença que afeta o metabolismo da pessoa, fazendo com que o mesmo não produza a insulina ou esta não seja suficiente para impedir que os anticorpos ataquem as células que produzem esse hormônio. A insulina, por sua vez, permite a entrada de glicose nas células para ser transformada em energia.

Se não for tratado adequadamente, o Diabetes pode gerar complicações no organismo. Esta doença é considerada uma das principais causas de morte no mundo. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de sete milhões de pessoas acima de 18 anos de idade têm esta doença. Estima-se que 60% destas não sabem que são diabéticos.

Além dos fatores genéticos, o Diabetes pode ocorrer em função do sedentarismo e de uma dieta desequilibrada, com o consumo exagerado de açúcar. Isso pode levar ao aumento de peso ou a perda, gerando problemas cardiovasculares e até, nos casos mais graves, a falência dos rins e dos olhos.

Como é o tratamento

A pessoa diabética pode levar uma vida praticamente normal, desde que mude seus hábitos e siga corretamente o tratamento orientado pelo médico. Alimentação saudável, controle do peso e exercícios físicos são fundamentais para controlar a doença.

Os remédios devem ser os receitados pelo médico. Recomenda-se também que a pessoa portadora do Diabetes seja acompanhada por uma equipe multidisciplinar, formada por nutricionista, farmacêutico, enfermeiro, psicólogo e educador físico. Com o avanço dos medicamentos utilizados no tratamento desta doença e o controle constante dos níveis de glicemia a pessoa tem condições de ter qualidade de vida. 

Fonte: site Sociedade Brasileira de Diabetes