Afubesp e Banesprev realizam Assembleias em São Paulo

28 de abril 2015
![]() A Assembleia da Afubesp foi realizada na sexta-feira (24/04) |
A direção da Afubesp (Associação dos Funcionários do Banespa, Santander e coligadas) realizou na última quinta-feira (24/04) Assembleia Geral Ordinária para apresentar a Prestação de Contas do Exercício de 2014 e a Previsão Orçamentária para o exercício de 2015.
Segundo Acácio dos Santos diretor do Sindicato de Londrina, integrante da COE e diretor da Afubesp no Paraná, os bancários e bancárias presentes aprovaram, por unanimidade, as contas relativas ao ano passado e o orçamento deste ano.
Outro assunto discutido na Assembleia foi o Estatuto do Banesprev, em especial os artigos 28 e 34. “Houve intenso debate sobre este ponto e deliberada posição contrária às alterações propostas pelo Santander, que podem prejudicar a governança do Banesprev”, relata Acácio.
Neste sentido, os funcionários presentes decidiram pleitear na Assembleia do fundo de pensão a 3ª Vaga dos Representantes dos Trabalhadores (antigo Direp).
Na Assembleia Geral Ordinária do Banesprev, que ocorreu no sábado (25/04), em São Paulo, foram debatidas a Prestação de Contas do Exercício de 2014 e Previsão Orçamentária para 2015. Ambos os pontos foram aprovados por ampla maioria dos Associados, mas com a ressalva do Serviço passado.
“A Afubesp já ingressou com Ação Judicial requerendo imediato aporte ao Fundo Banesprev do Plano II”, explica o diretor do Sindicato de Londrina.
Acácio conta que Lucia Mathias, integrante do Conselho Fiscal do fundo de previdência dos funcionários do Santander/Banespa, apresentou uma proposta de aprovação em Assembleia para que as entidades representativas do Plano: Comitês gestores, Conselhos Fiscal e Deliberativo, Comissão eleita e nomeada para a análise e Solução do Plano II, em conjunto com as demais entidades representativas.
“Esta proposta foi aprovada pelos associados e a no prazo de seis meses deve ser apresentada proposta para equação e equilíbrio do Plano II”, acrescenta.
Também foi solicitado à mesa coordenadora da Assembleia, pelas entidades representativas dentre elas Afubesp e Afabesp, para que neste período de negociações, outras entidades como foi o caso da Abesprev (que protocolou requerimento para que suspendam as contribuições extraordinárias), também não entrem com ações judiciais, uma vez que todas as entidades foram convidadas a participar desta comissão.
Foi informado durante a Assembleia que, em breve, a Sanprev estará migrando seu plano para o Banesprev.
Aprovada a volta do Direp
Finalizada a Assembleia Ordinária, o Banesprev realizou no sábado, Assembleia Extraordinária para analisar e votar as propostas do Santander e das entidades representativas dos funcionários para o fundo de previdência complementar.
Acácio dos Santos afirma que pós intenso debate, foi apresentada proposta alternativa ao que o banco sugeriu, chegando-se à conclusão de que se aprovado na forma como veio a proposta, sem desmembramento dos temas, exigências legais da Previc seriam prejudicadas, bem como a alteração do Art. 27 e 34 do Estatuto, prejudicando o equilíbrio de representatividade. “Isto também acabaria com a exigência de 2/3 em Assembleia para aprovação de novas alterações estatutárias, prevalecendo o quórum por maioria simples e por fim retiraria a obrigatoriedade do diretor indicado pelo banco de ser vinculado a algum dos planos”, explica.
O presidente do Banesprev, Jarbas de Biagi, sugeriu que a votação fosse feita ponto a ponto para se destacar os itens em divergência, mas este encaminhamento foi rejeitado pela ampla maioria dos associados presentes. Já a proposta das entidades representativas dos trabalhadores foi aprovada pelos associados e associadas, o que vai levar à alteração do artigo 27 do Estatuto do Banesprev, com a inclusão do 3º representante dos trabalhadores (Direp) e do artigo 34, que teve mantida sua redação original.
De acordo com Acácio dos Santos, mais uma vez o banco tentou tirar direitos dos associados do Banesprev, apresentando propostas que enfraquecem a representação dos funcionários.