Geral

Plenário debate conjuntura e minuta de reivindicações

Capa da Notícia

30 de maio 2015

A Conferencia Regional do Vida Bancária, em Wenceslau Braz, teve uma mesa de debates para analisar a conjuntura nacional e a história das negociações da categoria. O Presidente da CONTRAF CUT, Roberto Von der Osten e o Presidente da FETEC CUT/Pr, Junior Cesar Dias foram os palestrantes sobre o tema.
 
Na sua apresentação, o Presidente  da CONTRAF CUT explanou sobre o histórico das campanhas salariais. Destacou que a categoria acumulou ganho real de 20% nos últimos 11 anos, e 42% de ganho real no piso salarial. Falou também sobre o resultado dos bancos e os desligamentos efetivados na categoria. Colocou que para a campanha salarial deste ano temos um apontamento de inflação de 8,3%. Colocou que na FENABAN, assim como em várias outras oportunidades, o discurso é o de crise, mesmo com os lucros mantidos em alta. " A situação da economia do país não pode interferir na nossa campanha salarial, até porque os bancos continuam ganhando muito dinheiro", afirma Beto.
 
Junior César Dias, Presidente da FETEC CUT/PR falou em seguida sobre os pontos da Minuta. A Minuta de Reivindicações da categoria é aprovada na Conferência Nacional e, na seqüência, entregue à Fenaban. A Minuta do ano passado era composta por 129 artigos, distribuídos em 6 blocos temáticos: Remuneração, Emprego, Igualdade de oportunidades e de tratamento, Saúde e condições de trabalho, Liberdade sindical e Disposições gerais. Ao final de sua apresentação, Júnior salientou a importância da metodologia de debate que o Paraná utiliza para formatar suas propostas de minuta: " Esse método de debate que o Paraná utiliza para a construção da minuta é algo que deve ser garantido sempre, pois envolve trabalhadores de base, com a consulta, e dirigentes, tornando esse formato o mais eficiente e democrático".
 
Segundo Divonzir, Presidente do Sindicato de Cornélio Procópio e coordenador da mesa, o resgate histórico e o debate da minuta são temas que se complementam para a estruturação da Campanha Salarial deste ano. " Os Sindicatos do Vida estão aprofundando, nesta conferência, as propostas que serão encaminhadas às Conferências Estadual e Nacional, o que torna o evento de suma importância para a organização dos bancários."