Geral

Osteoartrose afeta cartilagem das articulações

Capa da Notícia

31 de janeiro 2015

A osteoartrose é uma doença que gera um processo degenerativo nas articulações do corpo, afetando a cartilagem que se encontra entre os ossos dos joelhos, tornozelos, dedos, pés, quadril, coluna vertebral, ombros, cotovelos e outros.

A função desta membrana é diminuir o atrito entre as duas superfícies ósseas quando a pessoa realiza alguma atividade, absorvendo o choque entre elas. Também fazem parte dessa estrutura o líquido sinovial, que lubrifica as articulações, e os ligamentos, que ajudam a mantê-las unidas e estáveis.

Ainda não se chegou a uma definição principal sobre o que causa a osteoartrose, mas foram apontadas várias teorias sobre isso. Entre elas estão as sobrecargas repetitivas sobre as articulações e macro traumas, que podem provocar danos à cartilagem, comprometendo sua função.

Esta patologia também pode surgir pelo uso inadequado de aparelhos de musculação, herança genética (a pessoa nasce com as cartilagens fracas) e por deficiência hormonal. Neste último caso se encontram as mulheres, pela perda de cálcio quando chega a menopausa.

 

Como é o tratamento?

 

O tratamento da osteoartrose passa, necessariamente, pela realização de exercícios, fisioterapia e o uso de anti-inflamatórios e analgésicos. Os medicamentos podem não curar este problema, mas conseguem estabilizar a degeneração da cartilagem e reduzir a dor que se sente nas articulações.

Os exercícios são necessários para fortalecer os músculos. O tratamento precoce faz com que a pessoa possa viver por muitos anos com a osteoartrose e a cirurgia só é indicada quando este não surtir os efeitos desejados.

Perder peso, adotar uma vida saudável e praticar exercícios físicos regularmente auxiliam na prevenção dessa doença.